A Rádio Peão
Por que será que sempre sabemos das mudanças organizacionais antes que elas sejam oficializadas pelos nossos gestores?
De onde terá vindo aquela informação sobre a demissão do vice-presidente, que a princípio parecia absurda, mas que depois se revelou absolutamente verdadeira?
Por que sempre parece existir uma rede de espionagem que tudo vê e tudo sabe?
A resposta para as três perguntas, a princípio retóricas, remete a um único e amorfo ente, presente em toda e qualquer empresa, principalmente naquelas onde existe o tão falado e cantado chão de fábrica: a rádio peão.
E não adianta fingir que nunca ouviu falar nisso ou que na sua empresa o processo de comunicação é bom e não há espaço para meios paralelos. Bastou que existam pessoas e algo a informar para que a rádio peão se instale e, em muitos casos, reine.
Mesmo que a empresa seja top of mind em matéria de segredos e fluxo da comunicação e a rádio peão não tenha nenhum assunto corporativo para comentar, ou seja, uma completa utopia, circularão pelos corredores conversas sobre quem comeu a nova estagiária do faturamento, quem vai ganhar o campeonato interno de bocha ou quando acontecerá o próximo churrasco de confraternização da gerência.
Qualquer tema permite a existência da rádio peão, qualquer um.
Pela experiência adquirida ao longo de alguns anos de vida corporativa (não tantos, já que ainda sou pouco mais do que um menino), a rádio peão é como o Nélson Rubens: pode até aumentar a urgência, importância e impacto de alguma coisa, mas normalmente não inventa nada.
É por isso que ela se transformou em uma instituição que não pode morrer, assim como o atestado médico falso, o trancamento da sala para um chamego na secretária e a soneca no banheiro.
Sem todas essas coisas maravilhosas, a vida corporativa teria tanta graça quanto ir ao futebol e não xingar a mãe do juiz, não é mesmo?
Marcadores: Comunicação, Humor
2 Comments:
O pior é que acontece o que você disse mesmo, se não for quase tudo verdade o que é noticiado na rádio peão, pelo menos boa parte tem sua veracidade.
Impressionante !
Abraço.
Mauricio.
Grande Maurício,
A rádio peão é uma das poucas provas efetivas de que a voz do povo é a voz de Deus. (hehe)
Um abraço e obrigado pela visita,
E. Weight
Postar um comentário
<< Home