A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Controle

QUALQUER CONTROLE É MELHOR QUE NENHUM CONTROLE

As empresas brasileiras, e as latino-americanas em geral, têm pouco treinamento em controles. As micro e pequenas empresas, sem dúvida, são campeãs do descontrole.

Evidentemente, há empresas que controlam demais. Algumas, especialmente aquelas que um dia pertenceram ao governo, têm um fetiche irracional por carimbos, cópias, documentos, contratos e declarações -- na maioria dos casos, absolutamente inúteis. Até hoje, formulários pedem número da identidade, ou do CPF do cliente, mesmo quando ele paga à vista. Temos uma cultura dos controles inúteis, por um lado, e baixíssimo nível de competência em como criarmos controles úteis, por outro.

E controle útil é aquele que cumpre uma finalidade útil para a empresa. Só isso. Se o objetivo de um controle é "um dia, quem sabe" usar uma informação, então é melhor não perder tempo controlando.

MAS CONTROLAR É ESSENCIAL

Ao atacar controles inúteis, não quero dizer que temos que parar de controlar. Pelo contrário; temos que controlar de verdade, o que tem que ser controlado, mesmo que isso seja muito difícil.

Há quatro anos, um restaurante temático country foi inaugurado na Grande São Paulo. Na primeira vez que o visitei, uma atendente, com roupa de vaqueira e uma prancheta na mão, recebia todos os clientes do lado de fora do "saloon" e perguntava: "posso cadastrar você?". Quando escutei a pergunta, já imaginei que ela tivesse a intenção de pegar meus dados de correspondência, nome completo, CEP, telefone... e aquelas abobrinhas que lojas de roupa adoram ter, embora nunca usem direito. Nada disso. Nem meu nome ela queria: "somente um e-mail para enviarmos a programação da semana", disse ela.

Aliviado, por não ter que perder tempo recitando meus dados, passei o e-mail e depois, por mais de um ano, recebia um e-mail do restaurante com as novidades, os espetáculos, os novos pratos e os eventos criados.

Por causa dos newsletteres recebidos (e pela qualidade da comida, claro), devo ter voltado mais de 30 vezes para comer lá. Isso é controle útil. Os donos pagaram alguém para cadastrar e enviar as programações por internet e nem meu nome tive que dar. Muitas vezes, nem havia como estacionar no local, com tanta gente visitando o lugar.

Um dia, não sei a razão, eles pararam de enviar as programações. Esqueceram de mim... e esqueci deles. Nunca mais voltei. Eles devem ter feito isso com todos os clientes, porque ano passado fecharam as portas.

Pararam de controlar o que era importante. Provavelmente começaram a fazer como várias empresas, criando controles inúteis.

Qualquer controle é melhor que nenhum controle. Tente controlar, mas sempre reveja as razões para os controles. Muitas vezes criamos controles que perdem totalmente os motivos para existir, mas continuamos controlando o desnecessário, deixando de lado o necessário.

Reveja os formulários que você usa, ou crie formulários para usar (se você não os tem). Apague qualquer coisa desnecessária, para incluir tudo o que é necessário ao seu negócio.

Controlar o essencial pode garantir o futuro de sua empresa, seu departamento e, em última análise, seu emprego. Não desista. Controle o que puder controlar, revendo semanalmente a utilidade de cada controle.

Qualquer controle é melhor que nenhum controle.

Aldo Novak, autor do texto, é coach & conferencista.

Marcadores:

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia