A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

quarta-feira, janeiro 31, 2007

O valor do dinheiro

Hoje eu acordei me perguntando o que mais motiva a carreira das pessoas.
Pensei de imediato no dinheiro, mas depois me olhei no espelho e não consegui encontrar isso na imagem que vi.
Não que eu goste de rasgar notas de cem e costume jogar migalhas de pão para os aviões em Congonhas, mas certamente o dinheiro deixou de ser o principal motivador na minha busca por coisas melhores.
Já passou o tempo em que eu dizia que por três vezes o meu salário eu até lavaria banheiros.
Isso pode ser até verdade, mas como sei que a chance de acontecer é zero, prefiro pensar nas outras coisas que me fazem levantar cedo e ir para o trabalho com cara de maratonista extenuado.

Mas se não é o dinheiro que faz com que o povo se mate na Firma, o que mais existe?
Ou será que dá para pagar contas com motivação e reconhecimento?
Existe alguma chance de satisfação interior e bom relacionamento com o chefe garantirem a educação dos filhos?
Ou ainda, como trocar de carro, comprar um apartamento e fazer a segunda lua-de-mel em Paris com base no prazer do trabalho realizado e no nome em um troféu presenteado pelo Presidente da empresa?

Tudo isso me parece uma questão complicada demais para ser resolvida em um único texto, por isso prefiro cuidar de colocar apenas algumas questões em que acredito e que certamente não são a resposta definitiva:
- o dinheiro é importante, mas não podemos fazer dele um objetivo final; ele deve ser consequência do nosso bom momento na empresa; devemos viver com o dinheiro, mas não por ele;
- por outro lado, reconhecimento e alegria não enchem barriga, por isso o retorno financeiro deve acompanhar esses outros prêmios pelo bom rendimento;
- o prazer em ir para o trabalho é tão ou mais importante do que o dinheiro; não há salário milionário que sustente um emprego onde o cara fica deprimido só de pensar em levantar da cama e encarar o chefe e os problemas; quer dizer, o dinheiro até sustenta, mas o infarto vem junto.

Acho que me fiz entender.
Opiniões favoráveis e contrárias são muito bem vindas.
Vamos lá, Jônatas. Solte o verbo, Grande Líder.
A casa é de vocês.

Marcadores:

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia