A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

segunda-feira, janeiro 29, 2007

O estresse


Meu projeto-suicida está me matando.
O fato de não conseguir sair antes de completar 12 horas de trabalho é o menor dos meus problemas.
O problema de verdade é que quando chego em casa, não consigo deixar os pepinos de fora e os levo até para a cama. O meu quarto vira uma mercearia de tantos abacaxis e abobrinhas que se colocam bem entre eu eu e a Minha Mineira.
Com isso, ela, que também tem a sua cota de complicações, sofre e fica triste. Tudo por conta do bendito estresse.
Obviamente que não armo essa bagunça em casa por vontade própria, mas não tem sido fácil lidar com tudo, principalmente com os problemas de sono que vêm dos problemas no trabalho.

Já faz alguns anos que não durmo bem. Ás vezes me sinto mais cansado depois do que antes de me deitar e isso só piora nestas horas de perrengue.
A gerente que está trabalhando comigo não ajuda em nada com seu jeito alucinado e autoritário. Tudo tem que ser para ontem, até as poucas coisas do cronograma que estão em dia.
Todo mundo reclama dela e eu acabo tendo que segurar mais essa bucha.

Esses dias andei pensando se é possível efetuar um trabalho de alta performance e não se estressar.
Não quero mencionar atividades artísticas que acabam misturando prazer e trabalho. Me refiro às áreas de Informática, Financeira, de Consultoria e até ao setor público.
Será que alguém consegue trabalhar bem e produzir acima da média sem sacrificar um pouco da saúde e da paz interior?
Infelizmente a resposta que sempre aparece é "não".

A minha contra-parte na Consultoria no projeto atual é uma prova disso.
Segundo ela, este é o ano em que se torna elegível para uma vaga de gerência, mas isso só se confirmará se ela parar de sair da empresa às 19:30 e passar a fazer um bom par de horas de serão extra.
Essa situação tem duas situações cômicas, para não dizer trágicas:
1 - sair às 19:30 significa fazer uma jornada de 9 horas diárias, obviamente sem receber horas-extras, o que já poderia ser considerado como um esforço razoável no cumprimento das suas funções;
2 - ficar além desse horário não exige produtividade, ou seja, você pára de trabalhar às 19:00, fica jogando paciência e Doom até às 21:30 e fica muito bem visto pelos executivos superiores.
Seria um negócio da China se não acarretasse tanto estresse e se não fosse tão desleal, pelo menos aos meus olhos.

Ainda não consigo me acostumar com a idéia de assumir ainda mais estresse em troca de evoluções na carreira. É duro pensar que pode ficar pior, bem pior quando eu tiver equipe, responsabilidades e cargo executivo.
Tenho que dar um jeito de controlar essa doideira e manter a sanidade.
Tenho certeza que um pouco de estresse ajuda a motivar e direcionar esforços, por isso entendo que a idéia não seja eliminá-lo, mas controlá-lo e utilizá-lo para meu próprio benefício.

Como isso deve ser mais difícil do que aprender a lutar como o Karate Kid, me resta seguir trabalhando e rezar muito para que a ira não tome conta do meu ser e eu não jogue um ou dois clientes embaixo dos trilhos do metrô.
Seria delicioso, mas certamente não ajudaria a minha próxima promoção.



Para saber mais: clique aqui, aqui e aqui.

Marcadores:

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia