Sindicatos
Em tempos de Lula presidente, posso ser duramente criticado e até ameaçado de morte por dizer isso, mas acredito piamente que os sindicatos atuais tenham apenas um propósito: enriquecer os próprios sindicalistas.
Eu explico: antigamente, na época do Lula sindicalista, por exemplo, as empresas pareciam respeitar os sindicatos e até recorriam a eles quando pensavam em mudar processos ou atividades dos seus funcionários.
Era assim aqui, assim como continua sendo assim na Argentina, nos Estados Unidos e na Espanha: nenhum processo de mudança vai para a frente se o sindicato não der a sua benção.
Infelizmente esse tempo passou e as coisas se "profissionalizam" demais.
Hoje, um sindicalista não anda mais de Fusca, não mora de aluguel e não se veste como peão de obra.
Os caras são super-stars.
Mas de onde vem a grana desses caras se eles seguem sendo torneiros mecânicos, operadores de máquinas ou técnicos?
Minha teoria conspiratória diz que a coisa funciona mais ou menos assim: mesmo que não seja legalmente obrigada a reajustar o salário dos funcionários, a empresa procura o sindicato e declara que está negociando o dissídio coletivo e um monte de outros benefícios para os trabalhadores.
A tal negociação só começa depois da empresa fazer as contas, totalizar a inflação do período e dimensionar o tamanho do "prejuízo" se tivesse que pagar tudo para os funcionários.
Aí a empresa chama o sindicato, oferece como "bola" 25% da quantia que seria para os aumentos, acorda um aumento de 50% para os funcionários e ainda economiza 25%, o que para algumas empresas grandes significa alguns milhões de dólares por ano.
É matemática aplicada e lógica pura: a empresa economiza, o sindicalista fatura e o funcionário acha que se deu bem!
Todo mundo feliz em meio ao mar de lama e má fé.
Em resumo, a coisa toda dos sindicatos foi boa enquanto durou, mas no país da falta de ética e dos mensaleiros e sanguessugas, virou apenas mais uma quadrilha. E mal remunerada, ainda por cima.
Venham para cima, sindicafiosos, os sindicalistas mafiosos!
UPDATE:
Uma matéria muito interessante sobre um Diretor de RH da Volkswagen que desviou dinheiro e pagou viagens e prostitutas para que líderes sindicais alemães facilitassem reestruturações e demissões sem as devidas indenizações.
Bom saber que não somos exclusivos nisso também.
Marcadores: Legislação, Salário
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home