A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Passando adiante

Aconteceu meio que por acaso, durante um almoço com alguns colegas.
Um deles mencionou as perspectivas da carreira e os resultados obtidos depois de um ano e meio de formado, mesmo tempo de permanência dele n´A Firma, e "bingo", lá estava eu dizendo o que havia funcionado ou não na minha carreira e o que eu achava que ele deveria fazer ou aprender.

Foi algo natural, espontâneo e bem sintonizado com meu atual momento de vida.
Achei que valeria a pena repassar o conhecimento e incentivar o crescimento de alguém que poderia ter uma oportunidade que eu não tive.
Sim, por que eu certamente sofri a falta desse tipo de orientação quando comecei e não consegui controlar certas características passionais da minha personalidade que me levaram a um resultado bem pouco otimizado na carreira.
Como não acredito que todo mundo deva sofrer os mesmos males para crescer e aprender, resolvi ajudar a qualquer pessoa que eu conheça e que eu entenda que precisa de alguma coisa.
Coloquei na cabeça que é passando adiante que a gente consegue aproveitar melhor o bem que recebemos.

Voltando ao meu jovem colega, no dia seguinte ele veio me agradecer pelos toques e pela disposição em ajudar, mesmo que àquela altura a gente não tivesse um relacionamento muito próximo.
Senti que a missão havia sido bem cumprida e fiquei feliz.

Coisa parecida aconteceu com outro colega, este bem mais experiente, durante um processo de concorrência a uma vaga de executivo.
Era novamente um almoço e ele mencionou algumas necessidades das próximas fases do processo. Mais do que depressa comecei a dar minhas opiniões e recomendações, que ele agradeceu, utilizou e acabaram levando-o para a "final".
Agora preciso fechar a ação com chave de ouro e ajudá-lo e mostrar "brilho nos olhos" na última fase.
Um ótimo desafio para quem acredita que o conhecimento deve ser repassado sem restrições e que os "perrengues" devem fazer parte da nossa história, apenas da nossa.

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia