A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

segunda-feira, setembro 04, 2006

Contra-exemplo

Como já falei de hábitos perniciosos que observo aqui n´A Firma, achei que seria justo falar sobre o que existe de bom nas coisas que acontecem aqui, mas achei que isso se aproximaria demais de um manual de best practices e resolvi me focar em apenas um aspecto que poderia nos ajudar muito a obter melhores resultados.

Um antigo Diretor que tive me falava muito sobre os benefícios do nemawashi e eu nunca conseguia entender o que ele queria dizer.
O problema não era com o idioma do termo (japonês) e sim com a aplicabilidade dele ao dia a dia de stress, correria e escândalos em busca de prazos.
Só agora, com um pouco mais de experiência nas costas é que entendo o que ele quer dizer.

A idéia do nemawashi consistia em não perder tempo em reuniões intermináveis e cheias de gente, mas sim fazer pequenas reuniões prévias com todos os envolvidos e costurar todos os acordos que permitam que a reunião geral funcione apenas como aparato decisório e não como palco de discussões e disputas.
Pode parecer que essa prática gaste mais tempo do que as reuniões de trabalho (já que acaba obrigando a realização de um grande número de reuniões), mas afirmo por experiência própria que o resultado é muito mais sólido e consensado e que a vida da empresa fica muito mais facilitada.

Obviamente, é preciso suporte executivo para impedir que a pressão por prazos impeça a aplicação do consenso particionado, mas a idéia é bem interessante.
Fica a dica.

1 Comments:

At 8:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Interessante, muito interessante.

 

Postar um comentário

<< Home

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia