A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

segunda-feira, agosto 28, 2006

O churrasco corporativo

Eu jamais imaginei que organizar um churrasco para confraternizar e integrar a nossa área fosse uma tarefa tão cheia de meandros e consequências quanto o kick off de um projeto ou a negociação de preços com um fornecedor.

A idéia era simples: reunir um grupo de colegas apreciadores de carne queimada e cerveja gelada, contratar uma empresa especializada e curtir um "churrasquinho na laje" para encerrar bem a semana.
No caso d´A Firma, o churrasco é mesmo na laje, com direito a churrasqueira de alvenaria e cobertura, e as aspas não são necessárias.

Só depois que resolvi assumir a organização do evento é que descobri o quão difícil é administrar as vontades de um grupo tão complexo quanto heterogêneo.
Para começar, tive que fazer uma RFI (1) para determinar o dia da semana mais adequado para todos.
Obviamente não consegui consenso já que o povo que mora em Santos e no interior desaprovou a sexta-feira e o grupo dos estudantes não quis perder aulas no MBA.
Acabei optando pela democracia e venceu a sexta que obteve o maior número de votos.
Não foi maioria absoluta, mas serviu ao propósito.

Depois soltei uma RFP (2) para determinar o fornecedor.
Consultei três fornecedores de espetinhos e optei pelo que já tinha bom histórico de fornecimentos anteriores, apesar do preço levemente superior.
Não usei exatamente a clássica forma "técnica e preço", mas tudo bem.

Para oferecer um diferencial aos colegas de churras, gastei várias horas de ADSL providenciando um monte de MP3 que deveriam agradar a um bom número de participantes.
Além do meu tempo, tive que disponibilizar meus próprios recursos em nome da satisfação dos funcionários: meu micro-system e meu MP3 player entraram na roda.

Depois de tudo isso, só me sobrou aguardar a badalada das 18 para "fechar o lojinha" e terminar minha semana a carne e cerveja.
Eu acho que mereço depois de tanto trabalho para organizar o bendito churrasco.

Deveria ser mais fácil, bem mais fácil.

(1) RFI ou Request for information: uma forma de colocar sua necessidade no mercado e obter sugestões de soluções para atendê-la;
(2) RFP ou Request for proposal: após a determinação da solução desejada, parte-se para o recebimento de propostas técnicas e comerciais para definir o fornecedor com melhor custo benefício; aqui podem existir variantes na escolha do fornecedor, mas esta seria a definição clássica.

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia