A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

segunda-feira, julho 31, 2006

Glossário

Alguns termos muito populares aqui na firma, mas que me desagradam profundamente, quase me levando a um reencontro com o conteúdo do meu estômago a cada vez que os ouço:
- recursos: talvez seja uma recomendação de best practices, mas me soa como desrespeito reduzir um ser vivo (quase sempre) pensante e (relativamente) independente a um termo que, na sua forma mais genérica, inclui clipes de papel e moedas de cinquenta;
- head counts: uma forma mais chique de se referir aos recursos; esta conotação aponta para assuntos financeiros e contábeis, mas é feia do mesmo jeito;
- coordenador: um chefe que tem função mas não cargo; uma forma de evitar a promoção e conseguir alguém para fazer o trabalho;
- EBITDA: é quase o dinheiro que a empresa ganha, mas com uma irritante interferência de termos ininteligíveis para a grande massa de arigós (1) como tributação, depreciação e amortização;
- CAPEX/OPEX: dinheiro gasto como despesa ou como investimento; se é assim, por que não falar simplesmente em despesa e investimento?

À medida que for me lembrando de mais termos asquerosos como esses, vou enriquecendo o glossário, combinados?

(1) Arigó: melhor ir direto à fonte e perguntar ao Grande Líder lá na Companhia (link ao lado)

1 Comments:

At 2:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Faltou colaborador.

Eita palavra mal empregada.

 

Postar um comentário

<< Home

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia