A firma

Por que se cobrir vira circo e se fechar vira hospício

domingo, janeiro 06, 2008

Crescimento

De tanto ler e ouvir falar nos termos aplicados ao crescimento de empresas e grupos, acabei achando que os termos orgânico e inorgânico também são adequados quando se fala na progressão de uma carreira.

Então vejamos.

Se o crescimento orgânico na empresa acontece quando ela aumenta o faturamento (e o EBITDA e o lucro) pelas suas próprias operações, na carreira isso aconteceria quando a pessoa recebe aumentos, bônus ou promoções sem precisar mudar de emprego durante o processo.

Por consequência, o crescimento inorgânico trata de ser promovido e ganhar mais ao se transferir para outra empresa, da forma análoga à utilizada por empresas, que compram outras para aumentar de tamanho.

Para mim faz muito sentido: estou novamente em uma situação de crescimento orgânico, só que desta vez a promoção não é uma possibilidade.
Ao eliminar um nível hierárquico, a impressão que fica é que é ainda mais difícil para que os não-executivos progridam na carreira.
Nem preciso dizer que não sou um executivo, certo?

A Firma se reestruturou de uma forma que está desagradando até aos executivos que seriam promovidos, mas ainda não receberam um centavo a mais.
E quando todo mundo reclama da mudança, até mesmo aqueles que não deveriam ter motivos para isso, algo deve estar errado com ela.
Ou algo está errado com todos os reclamantes.
O que faz mais sentido?

Marcadores:

1 Comments:

At 9:06 AM, Blogger Lary said...

Quando as circunstâncias incomodam a ponto de não se saber o que exatamente incomoda, é hora de uma bomba: ou alguém a joga, todo vai pelos ares e aí se pode ajeitar tudo, ou o mundo implode, sufoca e soterra tudo, impossibilitando qualquer retomada...

Melhor começar a contagem regressiva...

 

Postar um comentário

<< Home

Directory of Personal Blogs BlogBlogs.Com.Br blog search directory BloGalaxia